1- Polímeros Termoplásticos
Os polímeros termoplásticos, são assim chamados porque ao serem aquecidos "amolecem" de forma reversível, ou seja, podem tornar-se rígidos novamente pelo simples resfriamento do composto.Exemplos de polímeros termoplásticos são o PVC (Poli Cloreto De Vinila, extremamente utilizado pela industria hoje em dia, principalmente na área de manufatura de canalizações e embalagens), PET (Poli Etileno Tereftalato, extremamente utilizado pela industria de gêneros alimentícios e de bebidas para a confecção de embalagens, em sua maioria garrafas).
PVC
2- Polímeros Termofixos
Os polímeros termofixos, são assim chamados porque ao serem aquecidos pela primeira vez, "amolecem" e ao se resfriarem tornam-se rígidos Se um aquecimento mais enérgico for aí realizado ocorrerá provavelmente à decomposição do polímero e sua conseqüente destruição. São exemplos de termofixos o Teflon(R) que é um composto que contém flúor, as proteínas que ao serem aquecidas se desnaturam (sua estrutura original é destruída, e suas propriedades físicas e biológicas são mudadas), a borracha dura e da baquelite.
Borracha Dura e Baquelite
Entende-se por reciclagem de um plástico o seu reaproveitamento após ter sido descartado como “lixo”. Isso é feito imediatamente o seu derretimento e remodelagem ou sua decomposição no (s) monômero(s) correspondente(s). O fato de um plástico ser termofixo dificulta bastante sua reciclagem. Outro problema na reciclagem refere-se à incompatibilidade entre tipos de polímeros que não podem ser derretidos conjuntamente. Quando derretidos conjuntamente, obtém-se um material de aplicações limitadas devido às suas más qualidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário