quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Fibras Têxteis

É quando um material pode ser transformado em fios e, com eles, podem-se obter tecidos, então tal maneira é denominada fibra têxtil. Alguns exemplos de Fibras têxteis naturais são:


* Lã ---- proveniente da tosa (ou tosquia) de alguns animais, entre os quais se destaca a ovelha. A lã nada mais é do que o pêlo desses animais. È um material formado por proteínas.







* Seda ---- Consiste em um material de natureza protética, produzido pelo bicho-da-seda ao elaborar seus casulos.









* Algodão ---- fibras de polissacarídio celulose, existentes ao redor da semente da planta algodão, que são facilmente transformadas em fios e, posteriormente, em tecidos.






* Entre as fibras têxteis artificiais (ou sintéticas), destacam-se:


* Poliéster ---- polímero que atualmente corresponde à maior parte do mercado mundial de fibras têxteis artificiais. É conhecido por vários nomes comerciais, entre os quais tergral, dacron e “microfibra”.










* Poliamidas ---- A primeira e mais famosa das poliamidas é o náilon. Com a chegada do poliéster, as poliamidas perderam um pouco do mercado têxtil, mas ainda são bastante úteis, principalmente em sungas, maiôs, biquínis, colantes e roupas íntimas.






* Poliuretanas ---- Seu representante mais famoso é a lycra, muitas vezes misturadas ao elastano, uma fibra elástica que contém poliamida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário